TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

A TCC é uma abordagem baseada em evidências científicas, o que significa que há uma gama de pesquisas comprovando sua eficácia. É uma das abordagens mais indicadas para tratar diversos transtornos mentais, como por exemplo, depressão e ansiedade. Além disso o tratamento também é destinado para dificuldades cotidianas como baixa autoestima, procrastinação, dificuldades nos relacionamentos interpessoais, entre outros.

Criada por Aaron Beck (1964), a Terapia Cognitivo Comportamental tem como princípio fundamental o modelo cognitivo. Ele nos ensina que nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão intimamente ligados, um afetando ao outro. Possuímos crenças, que são o “óculos” para enxergar o mundo. Essas crenças são desenvolvidas cedo na vida, em especial durante a infância e adolescência. Acontece que as vezes esse óculos pode estar um pouco embaçado ou não ser mais tão útil para você. Na terapia analisamos juntos sua forma de enxergar a si mesmo, aos outros e o mundo, buscando uma visão mais realista e adaptativa frente as situações.

A TCC é uma abordagem colaborativa, onde eu e você decidimos os objetivos a serem trabalhados. Eu irei sugerir exercícios práticos para que continue seu processo terapêutico fora das sessões e assim desenvolva as habilidades que precisa para lidar melhor com suas dificuldades.

Perguntas frequentes

Quanto tempo dura o tratamento?

  • Não existe um tempo pré-determinado de tratamento, isso depende dos seus problemas, da cronicidade dos sintomas, seus objetivos e engajamento no processo. Mas a intenção é que façamos um trabalho efetivo na direção dos seus objetivos no menor tempo possível.

Qual a frequência das sessões?

  • Inicialmente as sessões são semanais e duram de 50 a 60 minutos. Conforme obtiver melhora dos sintomas e alcance dos objetivos reavaliamos a frequencia das sessões, na etapa final elas passam a ser quinzenais.

Qual a diferença entre psicoterapia e psiquiatria?

  • A psiquiatria é um ramo da medicina, o profissional pode diagnosticar e prescrever o tratamento medicamentoso. O psicólogo realiza o tratamento psicoterápico, pode diagnosticar, porém não prescreve medicamentos. Para muitos transtornos mentais é indicado os dois tratamentos em conjunto.